segunda-feira, 11 de abril de 2011

A autoestima está na cabeça!

Acabo de ter a certeza de que autoestima é uma questão de cabeça!
Uma porque passa pelo psicológico e, apesar de não ter conhecimentos específicos para tal afirmação, sabemos que é uma fato. E outra, porque o que levanta o ego da mulherada é passar algumas horas no salão arrumando as madeixas.
Digo isto baseada numa pesquisa simples que fiz com minhas "amigas" de orkut.
Perguntei à elas: O que você faz para levantar sua autoestima? 
A maioria, mais de 50% disseram, entre outras coisas, que nada melhor para dar um up é ir ao salão arrumar os cabelos, fazer as unhas, sobrancelhas, depilação e maquiagem. 
Logo em seguida, a resposta mais frequente foi fazer compras e, a isso leia-se: roupas, sapatos, bijoux e afins. Aos homens que estiverem lendo, não pensem em elevar a autoestima de suas companheiras levando-as ao supermercado e, muito menos indo comprar panelas, fogão, aspirador de pó...
Brincadeiras à parte, fiquei bastante contente com a participação das amigas e surpresa, positivamente, com algumas respostas do tipo: "Sem demagogia, o que me deixa feliz é ira à Igreja!". Nesta mesma linha, outras mencionaram agradecer à Deus pela saúde, pela vida, lembrar dessas coisas importantes que, quando estamos em com algum problema, parece que a gente esquece, né?
Ah! Tomar um bom banho também foi uma dica que a maioria falou. Nada mais tão simples e "purificador", não é mesmo?
Para algumas mulheres a autoestima está diretamente ligada à liberdade conquistada, a qual elas não abrem mão. Essa resposta apareceu mais de uma vez e, em uma destas, foi simplesmente "fazer o que eu quero". 
Pensei sobre isso e concluí que, quando a liberdade não é completa, a autoestima também não pode ser. Pois como sentir-se bem sob algum tipo de repressão?
Então a autoestima passa pela cabeça. Dentro e fora.
Agora a minha dica é: faça o que é bom e pratique o bem. Ouça boa música, cultive as boas amizades, prefira a boa alimentação. Evite o estresse, tenha bons pensamentos para você e para quem estiver com você, pratique a simpatia e você terá o retorno!
Ah! Essa também foi uma dica de uma das amigas!

Beijos... e até a próxima!

Ju

4 comentários:

  1. Ju,
    em relação a liberdade que julgamos que restabeleceria nossa auto estima veja o texto que li esta semana:

    "Somos assim: sonhamos o vôo mas tememos as alturas. Para voar é preciso ter coragem para enfrentar o terror do vazio.
    Porque é só no vazio que o voo acontece. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Mas é isso que tememos: o não ter certezas. Por isso trocamos o voo por gaiolas. As gaiolas são os lugares onde as certezas moram."
    (Rubem Alves)
    Norma

    ResponderExcluir
  2. Norma, vc foi fundo e no ponto X de muitas questões!!!
    Esse comentário vale um post. Quem se habita???

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei o título do post! É a pura verdade... É a tal história do fazer o que gosta e gostar do que faz. Realização. Plantar e colher o que plantou. Sem medo de ser feliz...
    Bjs,
    Helck

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ju.
    Post digno de uma wiccan :-D
    Afinal para a velha religião só existe um mandamento: Seja feliz. Sem prejudicar ninguém.

    Parabéns pelo blog.

    Bjnho

    ResponderExcluir

E você, o que pensa sobre isso?
Deixe seu comentário!