quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A vida é um jogo

Este é um texto que eu acabei de fazer para o meu outro blog, Entrevistas & Entrelinhas, mas que considero ter muito a ver com o Pra Cima com a Autoestima também. Por isto, estou publicando aqui também!


Vou continuar o meme do último post e falar mais uma coisa sobre mim que as pessoas não sabem. Ou até sabem, mas eu nunca, ou pouco, falei a respeito disso!
Sou muito competitiva!
E vejam só como me dei conta: Nesta última semana eu tenho tirado um tempo pra pensar na vida, em mim... É que estou caminhando (risos) e, no momento das caminhadas/corridas, é como se eu fizesse uma espécie de meditação em movimento!
Hoje, faz exatamente uma semana que entrei numa reeducação alimentar e comecei a fazer exercícios físicos e bem hoje, quando fui me pesar, vi que o resultado desta primeira semana foram 300 gramas a menos. Não comemorei porque achei pouco! E logo comecei a pensar em estratégias mais eficientes para melhorar o resultado para a próxima semana, como beber mais água, por exemplo! Foi aí que me deu um estalo e eu pensei que estava agindo como se a minha dieta fosse um jogo.
Sim, ela é um jogo entre mim e o meu sobrepeso!
Percebi que é assim que encaro muitas coisas na minha vida. Principalmente àquelas que eu não gosto e sou obrigada a a realizar Leia-se trabalhos domésticos.
Nem parei ainda pra ver se isso é bom ou mal. Mas relembrando momentos já vividos, fui buscando nas memórias coisas que eu fiz impulsionada por esta competitividade. Nem sempre coisas das quais eu me orgulhe!
Mas, voltando ao assunto de ser competitiva e com o amadurecimento, o bônus da idade, acredito que posso tirar proveito desta característica!
Ser competitivo não é ser um mal perdedor. É ser movido à desafios, é buscar alternativas para chegar ao objetivo e, mais que tudo, é dar graça e emoção a este objetivo!
Pense: se você encarar as coisas desta maneira, elas poderão ter outro peso. Uma dieta pode ser tornar uma brincadeira mais leve, se você pensar que o brigadeiro que você resistiu vale 10 pontos a seu favor ou que academia de todos os dias vai dobrar a sua pontuação!
E assim, não só com uma dieta, mas com o trabalho que você precisa terminar, o armário que precisa arrumar, pode se tornar uma atividade mais prazerosa se você o fizer de uma maneira mais lúdica!
É isso, e como tá na moda falar: #ficaadica!


"O gosto da vitória e doce e não engorda" Juliana Bettini

domingo, 25 de setembro de 2011

Lutando com todas as armas

Hoje ganhei um lindo presente para o Pra Cima, um depoimento de uma amiga, que eu não vejo pessoalmente a anos! E que também trava uma dura luta pra se manter bem com o corpo e com a autoestima!
Eu conheço a Maria José desde a infância, ela é prima de uma outra amiga. Mas fomos nos aproximar mais na época da faculdade de jornalismo. Apesar de não estudarmos na mesma sala, a Zezé com seu sorriso fácil era uma figura querida por todos! E uma guerreira e bem magrinha! Lembro muito bem dos docinhos deliciosos que ela vendia nos corredores para garantir uma graninha e ajudar a pagar os estudos!
Bom, graças ao facebook a Zezé me contou rapidamente a sua luta e então, eu pedi que ela escrevesse a sua história e me deixasse publicar aqui no blog. Prontamente ela abriu o seu coração e escreveu.



Maria José - em um depoimento sem máscaras

"Começou assim: não lembro bem o ano, mas foi entre 2004/2005, eu estava pesando 76kg, e visitei um médico que receita medicamentos para emagrecer, Dr. Henri Bishof, ele me receitou os remedinhos e eu comecei. Com isso, depois de um tempo, sem exercícios ainda, cheguei a pesar 65kg.

Depois relaxei e, quando vi, cheguei a 86 kg! Isso em pleno verão de 2009! Em abril deste mesmo ano, eu comecei a ir numa nutricionista muito boa mesmo, aqui de Tubarão, a Luciana (eu sou ótima com fisionomia, mas péssima com nomes, não lembro o sobrenome dela). Ela fez um cardápio bem legal e fácil de seguir, e eu comecei com a corrida. Só que eu tenho dois problemas: um, chamado preguiça, que quando ela bate em mim, e é bem constante, eu não consigo me mexer mesmo! E outro, chamado gula, se tem uma coisa que eu adoro, é comer, (que feio né?). Mas é isso mesmo, admito, sou gulosa, adoro uma bebidinha pra acompanhar na hora de fazer uma comidinha especial, e daí já viu, vai tudo por água abaixo! 
Assim, neste ano de 2009, a Lu pediu que eu não fosse atrás de tomar nenhum remédio e desse uma chance pra ela e pra corridinha, tivesse força de vontade e fizesse as coisas direito. Mas já viu né, eu furei algumas vezes, mas acabei o ano pesando 82kg, e com um fôlego preparado pra São Silvestre, com inscrição feita e tudo, já estava correndo 14 km em 1:30. Estava me achando, claro!    Passei mais um verão me sentindo o lixo da praia! A gente vai pra praia, e eu ainda sou metida, não gosto de maiô, gosto de biquíni amarradinho, hehehe, que vergonha... Mas eu ia assim mesmo, mas me sentia muito feia, e quase não tirava a canga.
Então em abril, parece mês declarado pra mim, né? Um antes do meu aniversário! Eu fui visitar o Dr. Henri novamente, dessa vez fui preparada pra levar a puxada de orelha, e fui com o discurso preparado, então ele me explicou que a gente tem um tipo de escada, e eu tenho também, consigo perder peso durante um tempo, depois fico ali naquela parte da escada parada, não sobe nem desce, mas pra subir é muito mais fácil do que pra descer, e ele me aconselhou, de novo, a voltar com exercícios, além dos remedinhos, e lá voltei eu pros remédios, só que ainda não conseguia os exercícios, e sempre tem uma desculpa, hoje não dá porque o filho tem aula até tarde, porque eu fiquei trabalhando um pouco mais, porque o marido tem reunião e o filho não tem onde ficar, etc, etc, etc...
Mas, com todas essas controvérsias, em outubro de 2010 eu estava pesando 72kg. Então que me acontece de estourar uma vesícula ‘empedrada’, fiquei internada 04 dias, tomando soro, anti-inflamatório, remédio pra dor, entre outros, na veia, esses dias todos, quando saí, já sem a vesícula, voltei a terminar o ano com 76kg. Agora estou aqui, neste momento de parada na escada, com 76kg, tomando remédio de novo, fazendo massagem, e com dia marcado pra começar o TaeBoxe, com uma amiga, na segunda-feira dia 26/09/11. Pra se ter uma ideia, faz só um mês que nós duas combinamos, e eu adiei até agora, (nem vou contar os motivos, que essa é outra longa história).
Dessa vez eu quero muito, mas muito mesmo, seguir adiante e me superar, como já fiz outras vezes, só que atualmente sou uma pessoa diferente, me falta confiança, mas sei que tem fibra aqui dentro em algum lugar, e eu vou achar, eu sei que consigo, eu consigo!


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Aprendendo a Gostar

Como diria Roberto Carlos: "Tudo o que eu gosto é imoral, ilegal ou engorda". Esta frase me serve como uma luva!
Porém, buscando ainda frases prontas e de efeito eu digo: "os únicos dias que você não pode mudar a sua vida são o ontem e o amanhã".
Por isso, se é uma questão de escolha e de começar, eu escolhi esta sexta feira, 23 de setembro (primeiro dia da primavera), para mudar algo que eu sempre tive como regra: não gostar de correr!
Vou contar então, rapidamente, como foi o meu dia:
Acordei tarde. Tomei um café com leite + 2 fatias de pão integral torrado com geleia de mirtilo. O pecado foi o almoço: 2 pratos de feijão com arroz - sim, tinha linguiça no feijão! 
Mega culpada pelo almoço, decidi iniciar os exercício físicos aproveitando a tarde que eu teria livre e, assim que deixei a Malu na escola fui para o paço municipal, onde tem uma dessas academias ao ar livre e uma pista de 400m. Decidi que faria 30 minutos de caminhada... antes, alonguei. 
A pista é oval e tem uma leve inclinação, foi aí que eu lembrei de ter lido em uma revista que alternar corrida com caminhada ajuda a acelerar a queima de calorias. Então, nos últimos minutos que faltavam para encerrar o tempo que eu me propus, eu aproveitava a leve descida e corria 200 m e, na volta, quando tinha a subida, eu andava os outros 200 metros. 
Não foi moleza, não! Logo eu que sempre detestei correr! Mas, hoje eu penso que na vida a gente deve se permitir aprender a gostar. Eu aprendi a gostar de tantas coisas como: alho, cebola, berinjela, até de batata frita eu aprendi a gostar!!! Porque não posso aprender a gostar de correr? 
Bom, a melhor parte, pra mim, continua sendo a hora de chegar em casa e me entregar ao chuveiro! 
Paço Municipal de Criciúma - foto da Internet
Feliz com a meta de hoje cumprida, eu não poderia me decepcionar, então, de lanche da tarde, comi um tomate. Pode parecer estranho, mas era a única coisa light que tinha na geladeira! 
Outra grata surpresa foi compartilhar o feito no facebook e receber de volta vários comentários de incentivo!
E assim eu vou, um passo de cada vez!

Beijos,

Juli


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Quem sabe faz a hora

Eu já tive todos os indícios de que preciso urgente cuidar do meu corpo.
Já tive os motivos estéticos e agora começaram os de saúde.
Bom, também já dei todas as desculpas pra fugir de uma vida saudável, que eu quero mas por preguiça, sim.. esta é a palavra, eu não consigo começar!
Pois bem... agora acabaram-se as desculpas, a primavera chega amanhã e por mais que me falte vontade, eu tenho que resgatar o meu amor próprio e fazer algo por mim!
Não vou dizer agora quanto que estou pesando porque eu juro que não sei... mas se serve, da última vez que me pesei a balança chegou deprimente número: 83.
Quando eu digo que a saúde está gritando por ajuda, é porque no meu último check-up a minha glicemia marcou 101, quando o limite é 99. O médico não chegou a me assustar, disse isso não era uma diabetes, mas vamos e convenhamos, eu não posso fechar meus olhos a essa realidade!
E amando doces como eu amo, nem que seja para conseguir comê-los com menos culpa, lá vou eu!
Estou sendo franca: não tenho vontade!
Mas acredito que preciso ser inteligente. Porque assim como eu não sinto vontade de fazer exercício físicos, eu também não quero ficar doente!
Por mim e por mais ninguém!
Então, se não for pela vaidade, que seja pela saúde!
É por isso que eu resolvi escrever aqui... lê quem quer, mas eu vou firmar o compromisso de postar regularmente e com toda a sinceridade que eu tenho comigo mesma, o andamento e a evolução deste novo estilo de vida.
O momento é propício. Depois de um inverno tão intenso e rigoroso, o sol da primavera promete dias mais amenos.
Na minha vida pessoal também estou passando por mudanças. É bem provável que eu tenha que mudar até de cidade, então, que esta mudança comece agora e comece por mim mesma!



Desejem-me boa sorte!