domingo, 25 de setembro de 2011

Lutando com todas as armas

Hoje ganhei um lindo presente para o Pra Cima, um depoimento de uma amiga, que eu não vejo pessoalmente a anos! E que também trava uma dura luta pra se manter bem com o corpo e com a autoestima!
Eu conheço a Maria José desde a infância, ela é prima de uma outra amiga. Mas fomos nos aproximar mais na época da faculdade de jornalismo. Apesar de não estudarmos na mesma sala, a Zezé com seu sorriso fácil era uma figura querida por todos! E uma guerreira e bem magrinha! Lembro muito bem dos docinhos deliciosos que ela vendia nos corredores para garantir uma graninha e ajudar a pagar os estudos!
Bom, graças ao facebook a Zezé me contou rapidamente a sua luta e então, eu pedi que ela escrevesse a sua história e me deixasse publicar aqui no blog. Prontamente ela abriu o seu coração e escreveu.



Maria José - em um depoimento sem máscaras

"Começou assim: não lembro bem o ano, mas foi entre 2004/2005, eu estava pesando 76kg, e visitei um médico que receita medicamentos para emagrecer, Dr. Henri Bishof, ele me receitou os remedinhos e eu comecei. Com isso, depois de um tempo, sem exercícios ainda, cheguei a pesar 65kg.

Depois relaxei e, quando vi, cheguei a 86 kg! Isso em pleno verão de 2009! Em abril deste mesmo ano, eu comecei a ir numa nutricionista muito boa mesmo, aqui de Tubarão, a Luciana (eu sou ótima com fisionomia, mas péssima com nomes, não lembro o sobrenome dela). Ela fez um cardápio bem legal e fácil de seguir, e eu comecei com a corrida. Só que eu tenho dois problemas: um, chamado preguiça, que quando ela bate em mim, e é bem constante, eu não consigo me mexer mesmo! E outro, chamado gula, se tem uma coisa que eu adoro, é comer, (que feio né?). Mas é isso mesmo, admito, sou gulosa, adoro uma bebidinha pra acompanhar na hora de fazer uma comidinha especial, e daí já viu, vai tudo por água abaixo! 
Assim, neste ano de 2009, a Lu pediu que eu não fosse atrás de tomar nenhum remédio e desse uma chance pra ela e pra corridinha, tivesse força de vontade e fizesse as coisas direito. Mas já viu né, eu furei algumas vezes, mas acabei o ano pesando 82kg, e com um fôlego preparado pra São Silvestre, com inscrição feita e tudo, já estava correndo 14 km em 1:30. Estava me achando, claro!    Passei mais um verão me sentindo o lixo da praia! A gente vai pra praia, e eu ainda sou metida, não gosto de maiô, gosto de biquíni amarradinho, hehehe, que vergonha... Mas eu ia assim mesmo, mas me sentia muito feia, e quase não tirava a canga.
Então em abril, parece mês declarado pra mim, né? Um antes do meu aniversário! Eu fui visitar o Dr. Henri novamente, dessa vez fui preparada pra levar a puxada de orelha, e fui com o discurso preparado, então ele me explicou que a gente tem um tipo de escada, e eu tenho também, consigo perder peso durante um tempo, depois fico ali naquela parte da escada parada, não sobe nem desce, mas pra subir é muito mais fácil do que pra descer, e ele me aconselhou, de novo, a voltar com exercícios, além dos remedinhos, e lá voltei eu pros remédios, só que ainda não conseguia os exercícios, e sempre tem uma desculpa, hoje não dá porque o filho tem aula até tarde, porque eu fiquei trabalhando um pouco mais, porque o marido tem reunião e o filho não tem onde ficar, etc, etc, etc...
Mas, com todas essas controvérsias, em outubro de 2010 eu estava pesando 72kg. Então que me acontece de estourar uma vesícula ‘empedrada’, fiquei internada 04 dias, tomando soro, anti-inflamatório, remédio pra dor, entre outros, na veia, esses dias todos, quando saí, já sem a vesícula, voltei a terminar o ano com 76kg. Agora estou aqui, neste momento de parada na escada, com 76kg, tomando remédio de novo, fazendo massagem, e com dia marcado pra começar o TaeBoxe, com uma amiga, na segunda-feira dia 26/09/11. Pra se ter uma ideia, faz só um mês que nós duas combinamos, e eu adiei até agora, (nem vou contar os motivos, que essa é outra longa história).
Dessa vez eu quero muito, mas muito mesmo, seguir adiante e me superar, como já fiz outras vezes, só que atualmente sou uma pessoa diferente, me falta confiança, mas sei que tem fibra aqui dentro em algum lugar, e eu vou achar, eu sei que consigo, eu consigo!


6 comentários:

  1. Nossa!!! Em algumas partes do texto eu me encontrei...hehehehe...pq será? Fiquei pensando ali na parte das desculpas...será q eu uso como desculpa não ter com quem deixar o filho??? ai ai ai...
    Adorei a explicação da escada do médico....vou roubar essa explicação, adotar para minha vida e passar para frente!!!
    É isso aí meu povo, emagrecer não é fácil mesmo!!! E a Maria José q era bem magrinha...???
    Não adianta a gente s espelhar nas Globais...pq a vida delas nem se compara com a nossa!!! As vezes, penso até q é melhor ser como sou e saber q meu marido gosta de mim assim mesmo...do q ter a vida dessas "magrelas" (hehehe...), e q não tem estabilidade nenhuma na vida emocional...
    Mas é isso aí, tem q ter mta força de vontade e determinação!!! Força na peruca!!!
    bjbj
    Mônica

    ResponderExcluir
  2. É cunhada, estamos na mesma luta, mais claro que sem comparações, não tenho filho, casa e nenhuma outra responsabilidade a não ser o trabalho, faculdade e meu "Interminável" TCC.
    É bem complicado conseguir conciliar as coisas, mais se agente não erguer a cabeça e se determinar, não administrar bem o tempo... Fica bem complicado mesmo.
    Te apoio e acho que independente dessa sua falta de confiança (que todas nós temos). Uso as palavras do meu querido amiguinho “Chico Xavier”. “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.
    Agente tem que se dedicar mesmo!! É isso ai!!
    E eu amei a forma que você se expressou.
    Um beijo para dona do blog!
    E outro pra Maria!
    Com carinho!

    Aline Alves
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Primeiro: Ju, nós estudamos na mesma sala da Maria José sim, vc é que não está lembrando...
    Maria José, querida, não consigo te imaginar com o peso que vc falou que chegou. Só do jeitinho que vc era. Então, minha amiga, coloca, vc também, essa imagem na cabeça e literalmente corra atrás, se isso te fizer bem.
    É, não temos mais vinte anos, o tempo e a força da gravidade são cruéis conosco, principalmente depois dos filhos, no meu caso três. Nunca, antes de ficar grávida, tive problemas com peso. Dieta era uma palavra que não existia no meu vocabulário. De certa forma ela existe com moderação, pois nunca deixei de comer nada, só cuido na proporção. Acho que a palavra que pode fazer uma grande diferença é "reeducação". E venho fazendo isso há algum tempo. Fácil? Não, mas é possível.
    Beijos Ju e Maria!!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei, MAria. Parabéns pelo relato!
    $imone $ócia

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Zezé pelo texto... obrigada meninas pelos comentários... eu amo ver o blog movimentado!
    Ai que vergonha! É mesmo, estudamos com a Zezé e eu não me lembrava... como ainda continuo não lembrando direito qual foi a disciplina... mas tudo bem... o que importa é a amizade que ficou daquele tempo e que hoje, todas encaminhadas na vida... estamos unidas graças à tecnologia!
    Um beijão a todas vcs e fica o convite pra quem mais quiser contar aqui a sua história, os seus truques, a sua descoberta da autoestima ou a busca por ela.. o espaço é nosso!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Meninas adorei, sim, estudamos juntas, eu me atravessei toda no curso de Jornalismo, por isso tivemos a oportunidade de nos encontrarmos em sala de aula também.
    E agora, com todo esse incentivo, lá vou eu atras daquela Maria... Assim que eu me encontrar com ela conto pra ti Juli, mais uma publicação no teu blog.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

E você, o que pensa sobre isso?
Deixe seu comentário!