segunda-feira, 2 de maio de 2011

CASAMENTO X AUTOESTIMA

"Antes de qualquer coisa eu quero explicar o que me levou a esse post aqui no blog da Juli, que eu sou leitora assídua. Há um tempo atrás, não muito tempo, uns dois meses eu acho, a Juli esteve lá em casa numa noite, e enquanto Pedro e Malu se esbaldavam brincando juntos, nós duas tivemos uma conversa muito bacana. Sobre diversos assuntos, mas claro, entre eles, a autoestima. Nesta época o blog ainda não existia, mas muito do que conversamos naquela noite tem a ver com o conteúdo aqui abordado. Falamos de unha, cabelo, maquiagem, dietas, moda, enfim...uma visão geral de cada uma a respeito de assuntos variados que dizem respeito a nós, mulheres. Fato é que depois que este blog foi criado, e depois de muito pensar sobre alguma contribuição que eu poderia dar a este espaço, eu decidi tratar sobre o seguinte assunto: casamento x autoestima." Lilian



Assistindo ao programa Bem Estar nas manhãs diárias da Rede Globo, o qual eu sou fã assumida, dia desses, o assunto era o amor. O quanto o amor pode fazer bem ou mal pra nossa saúde. E falando sobre fazer mal, diziam os especialistas que uma pessoa apaixonada pode acreditar não precisar mais se cuidar, pois já conquistou a pessoa amada e relaxar totalmente com sua aparência, consequentemente, sua saúde, porque autoestima elevada é sinônimo também de saúde, porque não?!
E eles trataram de um tema muito comum a maioria das mulheres: depois que casamos, largamos mesmo de mão de nossa vaidade assumida na solteirice?
Deixamos de lado nossa rotina de beleza, para dar atenção ao marido, casa, filhos e esquecemos que além de esposas, mães e donas de casa, somos ainda mulheres?
Nossas despesas aumentam a tal ponto de não mais podermos freqüentar salão de beleza, comprar roupas da moda e manter uma dieta balanceada e saudável?
Muitas vezes sim. Mas muitas vezes não também. O namoro ou o casamento podem tanto elevar como diminuir a auto-estima, tudo depende do histórico dos parceiros e como um trata o outro. Se ambos se cuidam, há troca de atenção, carinho e amizade constantemente, podem ajudar a pessoa a perceber seu valor. Mas quando um não corresponde mais, surge a insegurança, as brigas, os conflitos. (Coluna Cyber Ajuda - Auto-estima e Sentimentos). 

A Dra. Shirley Miguel, psicóloga clínica, afirma que a vaidade da mulher não tem a ver com o poder aquisitivo, e sim com o fato de ser feminina, de se gostar. "Claro que quanto mais recursos financeiros, mais possibilidades de se cuidar e mais acesso aos melhores e mais eficazes tratamentos de beleza. Porém, isso muitas vezes pode cair no exagero", alerta. O querer estar bem, na opinião da Dra. Shirley, tem mais a ver com a autoestima do que com estado civil. "Uma mulher, solteira ou casada, que esteja bem consigo própria, provavelmente vai demonstrar isso nos seus autocuidados e sem tantos exageros", explica. "Por essência, a mulher tem o desejo de se cuidar e, embora o tempo seja mais escasso depois que se casam, é importante separar um tempo para sua própria individualidade, o que inclui um tempo para sua vaidade e beleza. Isso é ato de amor próprio". (vilamulher.terra.com.br).
Eu, por exemplo, posso dizer com toda certeza, que passei a me cuidar muito mais depois que me casei. Quando eu era solteira, não sei, mas a sensação que eu tinha era de que quando eu encontrasse alguém interessante, alguém que mexesse comigo e eu teria tempo pra tentar fazer com que aquela pessoa se interessasse por mim...e se não fosse aquele...é porque não era pra ser. Mas depois de casada não. É ele. É apenas ele. O homem que eu escolhi pra viver, pra dividir, pra acompanhar, pra crescer, pra envelhecer. É ele. Mais ninguém. E vice versa. Portanto se eu não agradar a ele, vou agradar a quem? E quando? Quando ele já estiver desinteressado, olhando para os lados, porque eu não sou mais a mesma que ele conheceu há tempos atrás? Por isso passei a me cuidar muito mais depois do casamento, inclusive tornando hábitos coisas que eu nem fazia muito antes, como fazer as unhas frequentemente, cuidar do corte de cabelo, aprender a me maquiar, me vestir melhor, me portar melhor, cuidar do que falar, manter-me em forma. E muitas podem estar lendo isso agora e pensando: mas pra que? E ele? E eu digo: não é pra que...é para quem...é para ele...para o homem que eu amo. Não diz a frase que tudo o que fazemos para os outros volta pra gente? Pois veja que coisa, eu fazendo pra ele, me sinto tão bem comigo mesma que acabo me realizando nisso tudo também. E eu também cobro dele... Afinal quem ama cuida, não tem isso?
Faça para o outro aquilo que gostaria de receber

Mas eu também acho importante alavancar a autoestima alheia. No caso, dentro do casamento, a de meu marido. Mulheres façam ao outro o que querem que façam a você. Surpreenda, mime, elogie. Eu sou movida a elogios. Amo receber elogios. Sinceros obviamente. Cada elogio é como combustível pra mim. Porque perceba, nem estou falando de ser bonita. Estou falando de ser cuidada. E ser elogiada, é como se a pessoa que lhe percebeu estivesse lhe dando o reconhecimento pela dedicação que você dispensou a si mesma (ou a sua casa, seu filho, seu marido) para causar a impressão que você esperava. E deu certo. Compreensível?

Pesquisando sobre este assunto eu li uma dica para manter a autoestima elevada que dizia: “Procure se entreter com coisas que lhe dêem satisfação: amigas autênticas, saídas a cinema, exposições, bons livros, etc.”.
Muito verdade. Mas a mudança no modo como nos vemos, nos tratamos, a estima que temos por nós mesmas, vai muito além de um belo penteado ou maquiagem bem feita.

É claro que, boa alimentação, controle do estresse, atividade física, bom humor, bons cremes, acompanhamento dermatológico correto, proteção solar... Tudo isso conta pontos. Mas fico com o conselho da psicóloga Shirley que diz: "Mulheres, sejam suas próprias fontes de motivação para começarem a se cuidar. Só depois vêm os outros. Caso contrário, isso não é autoestima, é apenas o cumprimento de mais um dever feminino". E finaliza: "Não adianta ser vaidosa e não cuidar da saúde. Portanto, faça o serviço completo: vá ao ginecologista, dentista periodicamente, cuide da sua mente (da sua saúde emocional) e do seu espírito. Isso com certeza influenciará na sua aparência".
É isso. Assim eu penso. Assim eu procuro agir. É difícil às vezes. Mas não desistir é essencial. Ser mulher não é fácil, mas é tãããão bom né?!

Beijos!

Lilian Rovaris Semeniuk

26 comentários:

  1. Eu tinha que fazer o primeiro comentário!!!
    Estou imensamente feliz por ver que o assunto ainda está rendendo e sendo abordado sob outros pontos de vista!
    É isso mesmo, o casamento pode melhorar ou acabar com a autoestima... às vezes é uma questão de escolha, outras de prisão... só sei que é bem mais complexo do que possa parecer.
    Mas o que mais me chamou atenção no texto da Lilian foi uma constação simples: a de que fazendo-se bonita para o marido, estamos nos fazendo bem!
    Pra mim essa foi a maior lição... pq é a lei do retorno... e a gente não deve esquecer disso nunca!
    Obrigada Lilian!!! Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Olha...eu concordo em parte, acho que obviamente quando nos arrumamos fazemos isso por algum motivo, mas nem sempre por alguém, nos dias em que estou triste ou desanimada não consigo externar nenhuma beleza, e nos dias felizes a beleza é fato...no entanto o outro nem sempre é o foco de manter-se bonita, muitas vezes é mais importanto nos arrumarmos para nós mesmas do que por eles...e desse modo quando nos amamos em primeiro lugar acredito que eles nos amam ainda mais...

    De qualquer maneira o texto está ótimo, leve, muito bom de ler.

    Beijos e parabéns!

    Angélica

    ResponderExcluir
  3. Oi Lilian!
    Parabéns pelo seu texto, já reparei nos seus posts que você escreve muito bem, você tem o dom!
    No meu caso, há pouco tempo atrás eu não era muito vaidosa não. Tinha os cuidados normais como qualquer mulher. Mas comecei a me preocupar com os efeitos do tempo e passei a me cuidar mais. Descobri os encantos da maquiagem depois que virei revendedora de cosméticos como você sabe, e virei consumidora assídua. Consequentemente vieram os elogios e a melhora na minha autoestima. E descobri que quando a gente se cuida externamente, melhora também o interno, a saúde, o bem estar como você mesma citou. Beijocas Renata (re sakura)

    ResponderExcluir
  4. Lilian,

    Ameiii teu texto. Cada palavra!!! Concordo demais com o que escreveste!!
    Devemos sim nos manter bonitas, por nós, para nós e para os nossos amores!

    Amores num sentido mais amplo até, não só para o maridão, mas para nossos pais, nossos irmãos e quem nós amamos!!
    Os nossos queridos AMAM nos ver saudáveis e bonitos!!!

    Beijos para você Li! Parabéns e continue escrevendo!

    Priscila Silveira

    ResponderExcluir
  5. eu adoreiii esse texto, tudo que engloba ele, porém tudo oq a gente faz no casamento ou fora dele, temos q estar com nossa auto estima lá em cima, devemos sempre estar de bem com a vida, nos manter bonitas, principalmente para si mesma e depois para nossos companheiros.


    DANI ANSELMO

    ResponderExcluir
  6. Não concordo que quando casamos largamos de mão nossa vaidade. Entendo que assumimos outras responsabilidades, de forma que, o tempo fica curto para fazer tudo o que faríamos quando solteiras. No meu caso, veio também a maternidade, aí mesmo que as prioridades mudam.
    Com todo respeito ao belo e bem escrito texto da Lilian.
    Acredito que a autoestima deve estar mesmo em alta em todo lugar, casada ou solteira, no trabalho ou em casa... Enfim...
    Agora pergunto/sugiro a dona do blog, Ju, para fazer uma enquete para saber qual relação entre autoestima e sexualidade das meninas/meninos que passam por aqui. Que tal? Vamos ver se fica apimentado ou não...
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  7. Que assunto delicado nao é?!! Todo mundo sabe que deve se cuidar, que deve cultivar o amor, que deve elogiar, mas também todo mundo sabe que não é facil!! Mas quem disse que seria fácil? é fácil ser magra? é fácil ser saudável? é fácil fazer 05 anos de faculdade e trabalhar? é facil achar um homem certo pra casar? Claro que não é.... e a gente consegue!!
    Não pode deixar a peteca cair, penso que é igual com as plantinhas, se não regar sempre, elas morrem, e tudo foi em vão!!!,
    Li, ótimo texto!!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Ju/Lilian,
    Estava relendo o post e o meu comentário. Acho que fui um pouco seca, ríspida demais, sem ter isso como intenção. Quando digo "não concordo que largamos de mão nossa vaidade" quero dizer que sim, deixamos ela de lado, porque, muitas vezes, temos algo que achamos primordial fazer primeiro. E com isso, o tempo passa e quando percebemos, o botão vermelho que indica que precisamos retocar a raiz do cabelo, está aceso há algum tempo...
    Quero dizer que a vaidade está ali, bem guardada, esperando pacientemente um tempinho para ser utilizada. Não desistimos dela, entende?
    Sorte a sua Lilian, que não é como eu, que na correria do dia a dia, vê um tênis como algo perfeito para se usar.
    Beijos,
    Helck

    ResponderExcluir
  9. tsc tsc, q post imbecil
    tinha q ser coisa de brasileira mesmo
    claro, pq se fosse europeia, com certeza pensaria na parte intelectual ao invés de pensar em VAIDADE
    tosco
    os homens não costumam ligar pra vaidade feminina e sim valorizar a inteligência

    ResponderExcluir
  10. Então Lilian,
    Estamos falando a mesma língua de formas diferentes!
    Obrigada por visitar meu blog. Espero que vá mais vezes. Mas para comentar o que viu lá, ok? ;)
    Beijão querida!
    Helck

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Nesse caso, lílian,
    acho que ignorar é o melhor remédio.
    Como humanos temos defeitos e não podemos contentar a todos. Mas falar disso é dar ibope e não é o meu objetivo.
    Ignorar é superar, é não deixar se afetar. Então, será que consegui convencer????
    Isso que aconteceu aqui é coisa muito pequena.
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  13. Agora deu certo!
    Já somo amigas no face!
    Beijão Lilian!
    Agora a gente conversa por lá!

    ResponderExcluir
  14. "Quem ama, cuida". Do outro, é fato. Contudo, é fundamental que cuide-se tambem. O processo deve acontecer do interior pro meio externo e nunca ao contrário. Ou não é 'auto'estima. Senão, 'vão-se os dedos e ficam os aneis'.
    Meninas, super bom o post!
    Ju, o blog tá liiiindooo!!! \o/
    Beijoca.

    ResponderExcluir
  15. Li, antes de mais nada, quero lhe dar os parabens pela 'materia', vc escreve super bem, se expressa bem, usa as palavras a seu favor.... tem certeza de q nao eh uma jornalista disfarcada? haha
    Mas enfim, achei o tema interessante e concordo com vc.... A mulher deve sim se cuidar, e principalmente depois de casada. Nao soh pelo marido. Pelo marido sim. Exatamente como vc colocou: tem q mostrar pra ele o motivo pelo qual ele escolheu vc...
    Estar em dia com a aparencia eh um premio! E nao soh pra ele... Eh pra vc e por vc tb! Por nos mesmas! Nao precisa gastar mto pra isso... Nao precisar ir no melhor salao, nem ter as roupas mais caras. Tem q ter estilo proprio. E isso, cada uma pode ter!
    E viva as mulheres! Viva a autoestima! Viva o casamento!
    =)

    Bjoca pra vc

    Simone

    ResponderExcluir
  16. Aaaah, que texto maravilhoso!
    Você tem talento pra escrever, dona moça!
    Sério, deveria escrever um blog.
    Mas presumo que falta tempo pra blog quando é preciso seguir boa alimentação, controlar do estresse, fazer atividade física, manter o bom humor, usarbons cremes, fazer acompanhamento dermatológico correto, usar proteção solar...
    Ufa!
    Risos...
    Me identifiquei demais com seu texto, até porque comigo aconteceu a mesma coisa que aconteceu com você: passei a me cuidar muuuuuuuuuuuuuuuito mais depois que casei.
    Não sei explicar bem porque, mas o fato é que hoje sou muito mais vaidosa, me visto melhor, aprendi a me maquiar, frequento academia... tudo isso depois que casei.
    Faço isso pelo meu marido, faço por mim...
    Resta saber se, depois dos filhos ainda terei tempo pra toda essa vaidade.
    Você é minha esperança.
    :P
    Beijo

    Talita

    ResponderExcluir
  17. Olá Lilian,

    Seu texto serve como um "tapa na cara", das pessoas que perderam isso após casarem-se... Serviu muito p/ mim... Sempre fui muito vaidosa, mas confesso que antes de casar, era bem mais, e ler o que escreveu, diga-se que muito bem escrito, me fez olhar para minha realidade, sabe? Preciso resgatar tudo isso, não só pelo casamento, mas também por mim.
    Não gosto muito de texto de auto ajuda, mas o seu é como se fosse, como diria nossa querida Ana Maria Braga: "ACORDA MENINA"!!
    Prabéns pelo texto, e também para o blog da sua prima. Tudo muito bom!
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  18. ai lilian eu concordo com vc! eu procuro me cuidar tb pra ele! confesso q nao~sou muito vaidosa no dia a dia!mas adoro exercicio físico pra não relaxar no peso, eu tb acho q deixar de lado o cuidado conosco pode interferir e muito na relação!! e como vc escreve bem viu!adorei!demorei pra vir pq esta semana foi corrido pelo fato do grande dia q é amanhã rsrs
    beijinho

    ResponderExcluir
  19. De antemão parabenizo o texto, sou homem tenho 33 anos, casado com uma filha de 4 anos; buscava no google sobre casamento e autoestima. encontrei esse post. concordo com tudo que foi escrito e parabenizo a autora e felicito seu marido que deve ter orgulho de tais palavras. Meu caso é o seguinte. Minha esposa não é carinhosa comigo, coisas simples um beijo carinhoso em qualquer hora, um abraço, uma insinuação atraente ao desejo sexual. vestir-se e dizer que é pra mim apos receber meu elogio. Quando a vou abraçar ela não retribui com o mesmo abraço. estou me sentindo desmotivado, por várias vezes procuro conversar sobre outras coisas com ela e por vezes eu tento atraves de um contato fisico dizer-lhe que amo. Vou em direção a ela com intenção de abraço e beijo e a reciprocidade não acontece. Ela trabalha, não faz 40% dos serviços de casa porque eu cuido de toda a limpeza. ela faz sim o almoço e janta. Banheiro, casa e roupas eu quem lavo. Louça de almoço e jantar eu quem lavo. Ou seja desculpa de ela estar estressada por ter que trabalhar, cuidar da familia e da casa não existe. Será que meu casamento acabou e eu não consigo ver? aceitar? sou um cara que trabalha muito mas tenho tmpo para minha familia, sempre que posso as levo para comer fora ou passear no shopping, deixo de fazer pra mim para fazer para elas filha/esposa. Mas me sinto longe de mim mesmo. quero fazer academia nao consigo, quero fazer ciclismo e nao consigo. verdade? dinheiro! O sexo? fazem exatos 55 dias que não fazemos. devido as recusas dela. O que eu faço? eu a amo muito mas ela é tão fria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor, Anônimo... em primeiro lugar quero lhe agradecer pelo contato e por prestigiar o blog.
      Porém, tanto eu como criadora do blog, quanto a Lilian, autora do post, temos qualquer embasamento científico para lhe dizer se seu casamento acabou ou não... isso quem terá que decidir é você e sua esposa.
      Agora, já que você buscou uma opinião, o que posso dizer que sou a favor do diálogo. Por coincidência, acabei de ler o livro Casamento Blindado, o qual fala muito sobre relacionamentos... e o melhor, sobre relacionamentos de verdade... não aqueles amores de cinema e, principalmente, de novela. Com o livro, aprendi que eu não posso mudar o meu parceiro, mas posso mudar a mim mesma. E, através da minha mudança, certamente haverá uma mudança do outro também... porque se eu não fizer as mesmas coisas de sempre, ele tbém terá que ter uma reação perante essa minha mudança. Entende?
      Acho que o melhor conselho que posso lhe dar mesmo é ler este livro... buscar o diálogo com sua esposa e, principalmente, mudar suas atitudes. Lembre-se, mesmo no casamento a gente gosta da conquista e, o que já está conquistado, o que já está fácil, perde o encanto... Busque um pouco mais sua individualidade, não viva exclusivamente para ela... faça a academia, pratique o ciclismo... cuide-se e ela perceberá esta nova pessoa que está a seu lado! Não estou dizendo para ignorá-la! Mas para pensar em vc tbém!
      Boa sorte! Um grande abraço!
      Juliana

      Excluir
  20. Olha, eu não sou expert em aconselhamento sobre relação. Eu só sei o que dá certo pra mim e isso não é base para todos.
    No meu caso, bom humor, auto estima elevada e muito diálogo são cuidados básicos para evitar a rotina.
    Muitas vezes tento me lembrar como era na época do namoro, quando tinha toda aquela história de conquista e tudo mais e penso, porque tem que ser diferente agora?
    Mas concordo com o que a Juli disse com relação a deixar de pensar só nelas e começar a pensar um pouco mais em si.
    Talvez possa ajudar, pois realmente tudo o que parece muito fácil perde a graça. Deixe ela sentir sua falta, não a ponto de esfriar por completo, mas pra que ela sinta vontade de lhe procurar. Não sei....a dica do livro é muito boa.
    Achei esse link também: http://atitudedehomem.com.br/reconquistar-minha-esposa/
    Achei bacana.
    Deus o abençoe e restaure por completo o seu casamento.

    ResponderExcluir
  21. Quero aqui agradecer comentario de vocês e acreditem faz diferença ler sim! Tenho dito momentos que as vezes nem eu acredito. situações do tipo chegando do trabalho vou em direção da minha filha e esposa beijo na filha. quando vou dar um beijo na esposa ela nao me beija dá bitoca, vou abraça-la ela recebe meu abraço mas não me abraça.Ai digo: Dá um abraço e um beijo no marido. Ela diz: já dei!
    Estou intrigado com essas atitudes, e curioso que nosso dia a dia é juntos, jantamos juntos, vemos tv juntos, mas não tem carinho ou conversa entende e pior eu procuro, mas sem ficar falando sabe. ontem saimos para uma festa de aniversario ao se arrumar ela ficou bonita e eu elogiei, ela agradeceu. mas nao fala de mim. fui abraça-la enquanto falava que estva linda ela não foi reciproca.Cara eu gosto desta mulher, mas dá a entender que ela quer que eu me afaste eu desista, eu diga que nao dá mais. Já vi pessoas se arrependerem de ter deixado a outra por ter tomado a atitude de desistir. Penso que ela tem esse medo.
    Sou um cara super prestativo, vejo mulheres com homem completamente sem noção que as fazem de empregas tipo pega isso pega aquilo, faz isso faz aquilo. e outros tipos de tratamento e elas os trata de forma incrivel. hj fui na casa de um amigo que recentemente traiu a esposa com outra, viajou e ficou com outra durante 3 dias em outra cidade. ela descobriu! ele nao vê a outra mais isso eu sei porque eu convivo com ele. hj fiquei observando que a esposa não o largou e hj fez um almoço maravilhoso, fui no quarto dele as roupas passadas e arrumadas no guarda roupas e ela serviu o almoço dele ainda. Agora sem querer ficar comparando ja comparando..aqui se nao ponho pra mim nao como, se nao lavo e passo minha roupa nao tenho o que vestir, se nao arrumo cozinha a cozinha fica 3 ate 4 dias desarrumada ate nao ter talheres ou pratos. nao quero uma empregada nao quero uma mãe. quero uma esposa, namorada e amante.será que estou pedindo demais? Agora se ela nao quer ser minha esposa pq a atitude de acabar com isso nao vem da parte dela?

    ResponderExcluir
  22. Caro amigo leitor, é mto difícil colocar nossa colher num relacionamento... eu e a Lilian temos a mesma linha de pensamento... a mudança tem que partir de vc. Lembra da escola? Para cada ação uma reação de igual ou maior intensidade?! Se vc continuar com as mesmas ações, vai continuar recebendo as mesmas reação... Mude! Mude suas ações para que sua esposa possa mudar as reações dela! Pense mais em você! Um pouco de egoísmo não faz mal a ninguém...aliás, eu acho isso é de amor próprio!
    E só mais um conselho... se é que vc me permite... a comparação é o caminho mais curto para a infelicidade! Vc sempre vai encontrar pessoas em melhor e em pior situação que vc... o problema é que temos a tendência de olhar para quem está em melhor situação e isso nos leva à frustração, à insatisfação e à infelicidade!
    Boa sorte! Agora é com você!

    ResponderExcluir
  23. Olá!! Que bom encontrar esse assunto na internet. Estava procurando justamente isso: um texto sobre auto estima no casamento. Como o relacionamento a dois é complicado... e na mesma intensidade (na verdade acredito que é mais) delicioso.
    Muito obrigada! Parabéns pelo blog e principalmente pela disposição de compartilhar.

    ResponderExcluir
  24. Eu gostaria que deixasse seu e-mail, pois seria ótimo poder receber umas dicas suas...sou homem e seria interessantepoder levar um bom ppão com vc, pois no mmomento preciso de ajuda em meu casamento.... Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  25. Preciso de ajuda pq meu marido por mais que eu faço na hora do sexo faço louças fantasias pra ele mas ele ainda fica a noite toda olhando mulher pelada pq não tenho paz podem kkkkk mim ajudar VCS ou até mesmo de qual modo eu devo fazer pra isso melhora

    ResponderExcluir

E você, o que pensa sobre isso?
Deixe seu comentário!